sexta-feira, julho 08, 2011

Esse é pra você que anda de metrô e também pra você que nunca andou

Se você, assim como eu, vive numa cidade grande, caótica e poluída como a minha, com certeza vai se identificar com pelo menos alguma coisa nesse post.
Agora se você, ao contrário de mim, nunca passou por isso mesmo morando numa cidade como São Paulo, talvez esteja perdendo ótimas oportunidades de diversão gratuita...
Na última semana, atendi um cliente em seu escritório que fica no Itaim. Mais precisamente, na Faria Lima. Pra quem mora do outro lado da cidade assim como eu, digamos que trabalhar na Faria Lima é tão empolgante quanto dançar música lenta com a irmã no baile. A Faria Lima abriga hoje grandes empresas e está localizada numa das regiões mais valorizadas de São Paulo. Belos edifícios e escritórios que chamam a atenção de quem passa. Mais pra quem mora na Zona Leste, digamos que trabalhar lá é um baita presente de grego. Pra mim a trilha sonora que melhor retrata trabalhar lá é: LONGE DE TUDO do Ira!

No primeiro dia pensei: “Beleza, na Faria Lima tem ônibus perto, metrô recém inaugurado e muitas opções para comer. Vai ser fácil.” Ledo engano...
Eis que, no céu, novamente meu anjo da guarda que não dorme nunca e adora me testar, chamou seus amigos e disse: Hora do Big Brother Divino!!!

Tenho certeza que desta vez eles se divertiram bastante...

Prevendo chegar ao escritório por volta das 09:00 da manhã, acordei às 06:30 e às 07:00 já estava no ponto aguardando a lotação. Optei em deixar o carro na garagem, pois além de ser uma segunda-feira (meu rodízio), chegar na Faria Lima seria um transtorno, fora o assalto que é pagar 35 reais de estacionamento. Assim, contribuo para tornar SP uma cidade menos poluída, com menos trânsito e, com essa grana, eu pago 4 dias de condução. Tudo pelo social e pelo meu bolso também.

A lotação como o próprio nome diz já vem lotada... Deixei passar duas e na terceira entrei na porrada... Com uma mochila pesada nas costas, entrar em condução cheia é uma epopéia... Placar do momento: Eu 0 x 1 Anjo da Guarda.

Cheguei na estação Guilhermina e todo metrô que passava estava lotado... Pensei: “Vou voltar 3 estações, ou seja, vou até o terminal e de lá venho no metrô vazio...” Era o empate: Eu 1 x 1 Anjo da Guarda.

Neste momento, meu anjo da guarda apertou a tecla “sacanear” do seu controle remoto e fez com que todo mundo tivesse a mesma idéia que eu. Assim, cheguei no metrô Itaquera e milhares de pessoas já aguardavam o trem... Eu 1 x 2 Anjo da Guarda.
Tinha gente saindo pelo ladrão... Muita gente... Deixei uns 4 trens partirem com o povo se acotovelando para entrar... No quinto, me colocaram “gentilmente” dentro do vagão. Mesmo com gol impedido, acho que valeu... Eu 2 x 2 Anjo da Guarda.

Sabe aquela sensação de inversão térmica? Ou seja, um baita frio lá fora e de repente você começa a sentir calor porque ao seu lado tem gente vestida de cobertor de lã, outros com aqueles casacos com pele de carneiro e todo mundo respirando e conversando ao mesmo tempo? Comecei a sofrer de hipertermia... Obrigatória, é claro. Tenho certeza que o controle remoto tinha a tecla “passar calor”... Eu 2 x 3 Anjo da Guarda.

Só nessa brincadeira já tinha perdido facilmente uns 30 minutos do tempo que estimava a gastar. O atraso era inevitável... Começou a goleada: Eu 2 x 4 Anjo da Guarda.

Procurei ficar perto do corredor, foi difícil chegar porque tem sempre uma galera que faz bico gratuito de porteiro (no caso dos homens) ou hostess (aquelas recepcionistas de balada ou restaurante que te levam até uma mesa, por exemplo) e ficam bem no corredor impedindo a sua passagem. Além disso, eles ficam ali achando que é aquela brincadeira infantil de DURO OU MOLE. Na hora que o metrô abre a porta, eles pensam: DURO! E ninguém se mexe... Nem respiram... Não saem nem com água quente. É engraçado e ao mesmo tempo irritante... E quando o metrô fecha a porta? Daí eles pensam: MOLE! E respiram, se mexem, levantam o braço e tudo mais... É uma loucura... O cara vai descer na Sé, mas desde Itaquera ele demarca seu território... É cômico. Placar: 2 x 5.

Eu sofro de rinite alérgica. Tenho esse problema desde criança. E nessa época de Inverno, eu sofro mais ainda... Pode ser com qualquer mudança repentina de temperatura, um perfuminho mais exagerado ou qualquer casaco que ficou um pouquinho a mais no armário que meu nariz reclama... E considerando que meu nariz não é pequeno, ele RECLAMA MESMO. Daí eu começo a sentir uma forte e incontrolável vontade de espirrar. Eu sempre rezo pra estar perto de alguma janela... Dificilmente eu consigo.

Nesse dia, meu anjo da guarda começou a mover seus bonequinhos bem perfumados e com seus casacos cheios de ácaros pro meu lado... Foi péssimo. Consegui posicionar-me de forma que uma pequena corrente de ar vinda da janela me atingisse. Graças ao meu nariz, sobrevivi. E por isso considero um pra cada lado: 3 x 6.

O pior de metrô cheio é agüentar aquelas pessoas que atendem o celular com seus ringtones nada discretos e acham que todos no vagão devem ouvir a conversa... Depois do 5o. toque eles atendem. É para mostrar para você a canção predileta. E quando atendem, é uma gritaria dos infernos... Até chegar na Sé você descobre quem está comendo quem, quem virou viado, quem morreu, quem está devendo, quem foi corneado e assim por diante... É um CHAT amizade em pleno metrô... Parece o programa CASOS DE FAMÍLIA... Eu até procurei a Márcia Goldschimidt e a Cristina Rocha, mas não encontrei...

E o cidadão com o fone de ouvido ao seu lado que além de querer ser surdo (porque pelo volume que ele escuta só pode desejar isso) ainda acha que você também gosta do mesmo som que ele?  O melhor ainda é quando existem pelo menos mais 4 na mesma situação e cada um ouvindo uma coisa diferente... E você fica no meio sendo bombardeado... É um PAVE LOW musical: MC Catra com Zezé di Camargo e Luciano, Exaltasamba com Lady Gaga... É o Metrô Live in Concert...
Na medida em que o vagão vai enchendo, a probabilidade de você encostar em alguém aumenta absurdamente e o mais constrangedor é saber que você está praticamente abraçado com uma pessoa que você nunca viu e um fica olhando para a cara como se fossem da família. Depois da quinta estação dá até para perguntar se a pessoa assistiu o teste de DNA do Ratinho. O pior é quando  você encoxa ou é encoxado “compulsoriamente”... Sem piadinhas, por favor... É constrangedor...

Na Sé, alívio. Finalmente aquela multidão de gente desceu... E eu consegui esticar o braço que já estava formigando com o peso da mochila... Estava apenas na metade do caminho...  Desci na estação seguinte, Anhangabaú, rumo ao Terminal de ônibus da Praça da Bandeira.
Esse terminal é uma das coisas que melhor funcionam no transporte público de São Paulo. Sem brincadeiras e nem ironias. É sério. São muitos ônibus chegando e partindo. E são aqueles ônibus novos bi-articulados que cabem um montão de gente. Coisa boa merece ser destacada.

O problema agora era descobrir qual ônibus pegar ali para ir até o cliente. Na véspera, havia conversado com um amigo e ele me indicou que “qualquer ônibus que descer a Avenida 9 de Julho até o final serve”. E eu usei essa mesma frase para um fiscal: “Tem algum ônibus que vá até a Faria Lima? Qualquer um que descer a 9 de Julho até o final serve.” E o fiscal solícito me disse: “Pega o CEASA que serve...”
Boa! Pensei: “Meu anjo da guarda deve ter ido tomar café... De cara me deram informação correta! Vou aproveitar...”

O bendito ônibus realmente chega até a Faria Lima... Só que esta bendita avenida tem pelo menos 4km de extensão... Na hora que desci do ônibus e olhei o número, vi que tinha uma maratona para cumprir até chegar no cliente... Meu anjo da guarda não toma café. Isso é fato.
Cansado e com o pé doendo cheguei ao cliente. Confesso que um pouco atrasado e passando  calor... Mas cheguei... E mesmo sabendo que ainda tinha a volta pra casa e que no outro dia enfrentaria aquilo tudo novamente, pensei: Como eu me divirto em São Paulo. Sem bairrismo nem nostalgia, mas não me vejo morando em outra cidade menos maluca que esta aqui.

Fim de jogo: Alex 3 x 7 Anjo da Guarda.

Até a próxima!

PS: Este post é em homenagem a um grande homem que hoje faria 67 anos. Por causa dele estou aqui hoje. Dele herdei esse senso de humor. Tenho certeza que, de onde ele estiver, assiste de camarote as aventuras do seu filho que só quer seguir em frente...