quarta-feira, agosto 01, 2007

O desafio, o videogame e o entorpecente.

Fui desafiado... e não foi para um duelo de espadas cujo o prêmio seria o amor de uma bela donzela e sim por um garoto de no máximo 7 anos para uma batalha nos campos virtuais do Winning Eleven... Para quem não conhecem esse é um bendito jogo do Playstation 2 que tive a “infelicidade” de adquirir e achar que sei jogar...
Pois eu sou do tempo que videogame para mim era um tal de telejogo que possuía 3 jogos (tênis, paredão e futebol) que na realidade era tudo igual... nem joystick tinha e a gente jogava compartilhando um console que mais parecia um videocassete com dois botões em cima... Daí, mais ou menos quando eu tinha uns 10 anos (acho) meu tio deu para mim e para meu irmão um Dactar, que era o genérico do Atari 2600. Era igualzinho, do console aos controles e tinha o mesmo problema de romper o bendito fio que ia atrás da TV. Pronto e lá ia a molecada com a faca fazer a gambiarra para poder funcionar... Lembro que esse videogame veio com 1 cartucho que tinha 2 jogos: um legal que era o Mouse Trap (genérico do Pac-man, pois era um rato quadrado que tinha que percorrer um labirinto comendo os queijos e fugindo dos gatos quadrados) e o Star Voyager (genérico mais ou menos do Space Invaders) que era chato pra caramba... Tenho até hoje a musiquinha na minha cabeça...
Naquela época, tínhamos apenas uma TV em casa (preto e branco) e minha mãe plantou em nossas cabeças a idéia que videogame estragava a televisão... então a gente ficava com o videogame na caixa babando e imaginando como seria jogar... Até que um dia, minha tia nos emprestou uma TV de umas 10 polegadas (acho) e daí tudo mudou... Jogávamos até o dedo ficar com bolhas... Como o videogame era compatível com o Atari, a gente arranjava vários jogos legais (Hero, Keystone Keepers, Frost Bite, Enduro, Pitfall, River Raid, etc, etc e o desgramado Decathlon que arrebentava tudo que era controle na bendita corrida dos 100 metros...)
Hoje, apanho como um doido com a quantidade de botões que devo apertar ao mesmo tempo, os chamados COMBOS, que dão mais pontos e no caso do futebol, fazem dribles estilo Ronaldinho Gaúcho...
Só para se ter uma idéia, a última vez que tentei jogar apanhei de 4 x 0 no primeiro tempo... Isso porque eu estava com o Brasil e o adversário... era a Arábia Saudita...

E tudo isso para dizer que hoje, às vésperas de meus 32 anos, ainda jogo videogame. Não com a mesma intensidade e fanatismo do passado, mas como se algo de minha infância ainda estivesse lá, pulsando como no dia que ganhamos nosso primeiro videogame, ou melhor, no dia que minha tia emprestou a televisão...

Entorpecer? Já ia me esquecendo... Vem do verbo entorpecer, que significa: ficar meio "avoado"...


O porque que eu escrevi isso? Por que existem coisas na nossa vida que nos entorpecem ué?

PS: Agora sei que sou levado a sério.
PS2: Este blog é de ontem... 31.08... tava sem Speedy.

Nenhum comentário: